sexta-feira, 12 de março de 2010

CELULAR, NOS AVIÕES, NA EUROPA


Aprovado na Europa, uso de celular no avião depende de iniciativa das companhias

da Folha Online
Apesar de a Comissão Européia --braço executivo da UE (União Européia)-- ter aprovado na segunda-feira (7) o uso de celulares em aviões comerciais que sobrevoem os países do bloco, ainda deve demorar alguns meses até que a maioria dos usuários possa fazer ligações durante os vôos. Sistemas que permitem essa conexão ainda estão em fase de estudo ou teste.
No Brasil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que nenhuma companhia aérea pediu autorização para oferecer esse tipo de serviço. Caso isso ocorra, a tecnologia terá de ser aprovada pela própria agência e por órgãos como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Robert Sorbo/Reuters
Companhias aéreas têm de criar sistema a bordo que conecte celular a rede em terra por meio de satélite
Companhias têm de criar sistema que conecte celular a bordo a uma rede em terra por meio de satélite, bloqueando contato direto
Procurada pela Folha Online, a TAM informa que estuda equipar seus aviões com sistemas que permitam o uso do celular, mas a empresa se nega a fornecer detalhes. Gol e Varig dizem não ter informações sobre o assunto. A agência de aviação civil afirma não há planos de permitir esse tipo de conexão em terras brasileiras.
Entre as grandes companhias internacionais, a Air France já testa efetivamente uma tecnologia que possibilita essas ligações. Desde o começo de abril é possível usar o celular para telefonar, mandar mensagens de SMS e usar a internet a bordo de um Airbus A318, que cumpre rotas na Europa.
Para utilizar o celular, basta que os usuários tenham acesso a roaming (ligações de celular de longa distância). A Air France informa que está apenas testando o sistema --ainda este ano será definido quais serviços serão oferecidos permanentemente.
Empresas como a British Airways e a portuguesa TAP também planejam lançar algo parecido ainda este ano. Segundo a decisão da UE, para oferecer o serviço, as companhias aéreas têm de criar um sistema de rede celular a bordo que se conecte à terra por meio de satélite.
Ao mesmo tempo, a tecnologia terá de impedir a ligação direta dos telefones com as redes de telefonia.
"Desse modo ficará garantido que as potências de emissão sejam suficientemente baixas para que os celulares possam ser utilizados sem afetar a segurança dos equipamentos da aeronave ou o funcionamento normal das redes móveis terrestres", afirma a Comissão Européia, em nota.
Uniforme
A regulamentação aprovada pela União Européia estabelece um padrão comum para esse tipo de tecnologia, mas as companhias aéreas terão de obter licença para implantar o serviço. Os equipamentos instalados terão de ser aprovadas pela European Aviation Safety Agency (algo como Agência Européia para Segurança na Aviação), para garantir que a rede de celular não vai afetar o funcionamento de sistemas internos.
Há empresas aéreas, entretanto, que se opõem à adoção de um sistema como esse. É o caso da alemã Lufthansa, que afirma que não vai adotar a tecnologia em razão de pesquisas internas mostrarem que seus passageiros não precisam ou não querem usar o celular durante os vôos. "As pessoas não querem ser incomodadas", afirma Jan Baerwalde, porta-voz da empresa.
Apesar disso, a Lufthansa quer voltar a oferecer acesso à internet no avião, serviço que ofereceu entre 2004 e 2006. Atualmente, a empresa procura um parceiro comercial para retomar esse acesso.
As operações com celular serão permitidas apenas quando o avião alcançar 3.000 metros de altura, momento em que o uso de aparelhos eletrônicos como laptops e tocadores de MP3 é permitido.
Na hora da decolagem e da aterrissagem e em casos de turbulência, falar ao celular será proibido. A equipe a bordo poderá desligar o sistema de conexão sempre que considerar necessário.
Com Associated Press

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